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terça-feira, 12 de novembro de 2013

Showrooming: a Nova Tendência Para o Varejo no Japão


Os clientes visitam a loja para verificar um produto só para comprá-lo on-line e mais barato.


Showrooming

Os varejistas físicos terão que apreender a conviver com o “showrooming” – fenômeno pelo qual os compradores experimentam produtos em lojas físicas, mas acabam fechando a compra pela internet.
Parco Co., uma rede de lojas de vestuário, que opera nas grandes cidades, é um dos primeiros varejistas japoneses abraçar a idéia de ” showrooming ” – em que os clientes visitam a loja para verificar um produto só para comprá-lo on-line, geralmente em um menor preço.

Showrooming, atualmente é sucesso nos EUA, e está ameaçando os varejistas que não possuem site no país.
Parco, uma subsidiária da J.Front Retailing Co., juntou-se com a Start Today Co. que opera o site de compras Zozotown e pretendem lançar um serviço de showrooming na próxima sexta-feira (08).

Experimente antes de comprar

No dia 31 de outubro, um aplicativo foi lançado para smartphone chamado Wear que ajuda os compradores buscar o item perfeito. O Wear é um dos aplicativos mais populares na seção de estilo de vida da App Store no Japão. As lojas Parco vão participar e os clientes podem usar o aplicativo para encontrar detalhes sobre os itens que eles estão olhando – preços e cores , por exemplo – pela digitalização de códigos de barras dos produtos com seus smartphones.

Eles podem então comprar os itens através do Zozotown ou dos próprios sites das marcas.
Showrooming representa uma grave ameaça para os varejistas convencionais , pois permite que os varejistas on-line somente use uma loja de tijolo e argamassa como showrooms para seus produtos, enquanto eles anunciam preços inferiores aos dos varejistas off-line. O fenômeno vai acelerar a tendência de compras online.

Parco está tentando transformar esta estratégia de compras acreditando que o showrooming está aqui para ficar. A empresa está oferecendo o serviço em quatro pontos de venda. Sob seu acordo com Start Today, o site operador paga uma comissão igual para os produtos vendidos on-line com base em informações de clientes que se reuniram usando o aplicativo Wear em lojas Parco.
“Vamos dialogar com outras instalações comerciais ( sobre o serviço Wear) de forma flexível,” disse o presidente Yusaku Maezawa em uma recente reunião com investidores.
O Parco uniu forças com o Zozotown para a implantação de um serviço de showrooming.

Confrontar ou Cooperar?

Outras grandes varejistas online também oferecem aplicativos para smartphones que visam ajudar os compradores. A Amazon.com Inc. tem como característica oferecer um serviço de busca baseado em código de barras para o seu aplicativo de smartphone. Os clientes através dos códigos de barras podem verificar os itens interessados no site da Amazon, além de verificar o produto em estoque a um preço inferior. O Rakuten Inc., que opera o maior shopping on-line do Japão, também oferece um aplicativo que permite os clientes verificar os estoques dos itens oferecidos.

Showrooming está criando novas oportunidades para as agências de publicidade na Internet como Opt Inc., em abril, a empresa lançou um aplicativo desenvolvido por uma empresa que adquiriu em janeiro, especializado em showrooming.
O aplicativo tem cerca de 1 milhão de usuários, sucesso entre as mulheres, de acordo com um executivo da Opt. “Nosso aplicativo parece particularmente popular entre as donas de casa,” disse o executivo. “Os consumidores japoneses ainda têm um forte desejo de comprar a preços mais baixos, mesmo seja por apenas ¥ 1. ”

Mas Opt diz que não tem intenção de provocar as lojas físicas. “O objetivo da nova empresa é fazer com que novas propostas de promoção de vendas integre todos os canais de vendas ,” disse o executivo Opt.

Japão - ipcdigital.com e agências

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