google analytics

domingo, 16 de março de 2014

Jabuticaba - os benefícios


.A jabuticaba é uma fruta 100% brasileira e muito familiar a todos nós, além de estar presente em quintais de várias residências pelo país afora. Apesar disso, pouco se sabe sobre as propriedades benéficas dessa fruta, que é rica em carboidratos e fibras, como a pectina, na sua polpa.

Mas não é somente a polpa da jabuticaba que é rica em nutrientes. A sua casca também é rica em fibras e vitaminas, especialmente a C e do complexo B, além de minerais e compostos fenólicos importantes, como o ácido elágico e taninos. Entretanto, os compostos que mais se destacam na casca da fruta são os polifenóis, em especial as antocianinas, que conferem a pigmentação vermelha-roxa escura à fruta.

 "As antocianinas da casca de jabuticaba contribuem para atividade antioxidante in vivo desse material. Ou seja, ela tem poder para combater o ataque de radicais livres às células, e assim impedir o dano e morte celular de tecidos, como fígado, cérebro, rins e sangue, prevenindo algumas doenças", explica a nutricionista e pesquisadora Ângela Batista.

Saiba um pouco mais sobre a pesquisa desenvolvida por Ângela e seu grupo de estudo, em parceria com o Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas da Unicamp, e conheça um pouco mais sobre a jabuticaba e suas propriedades


A jabuticaba é uma fruta rica em antocianidina. Quais os benefícios dessa substância?
Após constatação da presença desses compostos, nosso grupo de pesquisa decidiu investigar dois extratos de casca de jabuticaba em testes de laboratório, utilizando células cancerígenas humanas (isoladamente), sendo elas: células tumorais de melanoma, mama, rins, ovário, pulmão, cólon, células nervosas, leucemia e próstata. Foi constatado que foram necessárias baixas concentrações de casca de jabuticaba no extrato para inibir o crescimento de células tumorais da próstata e leucemia humana em 50%.

Fale mais sobre a ação da jabuticaba no combate ao câncer.
Nós cremos que a casca de jabuticaba possui ação em duas etapas do câncer. A fruta tem propriedade antioxidante suficiente para combater os radicais livres responsáveis pela primeira etapa da multiplicação das células cancerígenas, a chamada primeira fase. Já na segunda, as substâncias da fruta inibem a ação de enzimas que acabam por gerar as células anômalas. Com relação ao teste com células cancerígenas, nós somente realizamos testes in vitro.
Para fazer a análise, as células foram incubadas em condições apropriadas com extrato preparado com a casca da jabuticaba e, a partir daí, foram realizadas comparações com células sem o extrato, tratadas com cloridrato de doxorrubicina (um potente antineoplásico). O próximo passo será o estudo em ratos, pois assim podemos ter a confirmação se existe ação dos compostos presentes na casca da fruta em organismos vivos com a doença já instalada.

A jabuticaba pode trazer benefícios para outras doenças, além do câncer?
Outros dos nossos estudos com ratos de laboratório mostraram que a casca consumida todos os dias, em um período de 30 a 40 dias consecutivos, pode prevenir e tratar alguns parâmetros ligados à obesidade e diabetes. Os ratos alimentados com casca de jabuticaba, além de apresentarem a sua defesa antioxidante aumentada, mostraram melhoras nos quadros de resistência à insulina, aumento do HDL-colesterol e diminuição do LDL-colesterol, popularmente conhecidos como o bom e mau colesterol, respectivamente.

Muitas pessoas descartam a casca quando vão comer a jabuticaba e desperdiçam o seu potencial benéfico. Existe alguma dica para reaproveitá-la?
Nós temos trabalhado com a possibilidade do uso da casca de jabuticaba em alguns produtos. Acredita-se que é possível utilizar não só a polpa, mas também a casca em geleias, molhos, sucos, chás, vinhos e em mistura de cereais. A casca da jabuticaba pode ser seca em forno com circulação de ar a 40°C por 5 a 7 dias para que seja conservada e triturada para utilização em misturas.

Além das antocianidinas, quais outras substâncias estão presentes na casca da jabuticaba e quais são os seus benefícios?
As fibras da jabuticaba também exibem papel muito importante para melhorar o funcionamento intestinal e também podem atuar impedindo a absorção de açúcares e gorduras no intestino. Nossos trabalhos provaram que há um aumento na excreção de triglicérides com o consumo de casca de jabuticaba. O ácido elágico e taninos também possuem atividade antioxidante e funcionam em sinergia com as antocianinas na melhora dos quadros de diabetes, colesterolemias e crescimento de células tumorais.

Qual é a melhor forma de consumir a jabuticaba?
A fruta fresca concentra mais os compostos funcionais, no entanto, o preparo de sucos e chás é capaz de extrair uma quantidade significativa destes e também são recomendados. As geleias, porém, possuem uma concentração pequena de antocianinas e precisam ser ingeridas com moderação devido à grande quantidade de açúcares, e devem, por isso, ser evitadas por diabéticos.

Para crianças e gestantes a fruta pode trazer algum benefício em especial?
Não há relatos de estudos com humanos consumindo a casca de jabuticaba, portanto não é possível afirmar efeitos para tais grupos de indivíduos. No entanto, a quantidade deve ser adequada à dieta recomendada a tais grupos e não pode ser usada como suplementação, mas substituindo porções de frutas.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. chus pineo. Asturias (espanha)17 de novembro de 2016 às 05:45

      os cientificos falam de origen Paraguay. Quando o sr. acredita 100% brasileira, podería estudar o asunto com rigor e depois afirmar. a verdade é só uma.

      Excluir