google analytics

domingo, 4 de maio de 2014

Viagem na Copa: Atrações Imperdíveis no Recife



De Boa Viagem, onde fica uma das praias urbanas mais famosas do país, ao Recife Antigo, local de fundação da cidade, há uma infinidade de atrações imperdíveis para o turista que desembarca na capital pernambucana. São igrejas, monumentos, casario colonial, palácios, fortalezas e museus que revelam as heranças das influências de portugueses e holandeses na região.
Entre as riquezas arquitetônicas, o turista não pode deixar de conhecer a Capela Dourada, a Igreja do Santíssimo Sacramento, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares, o Mercado de São José, o Pátio de São Pedro e a Concatedral de São Pedro dos Clérigos.
Mas não é apenas a arquitetura preservada que chama a atenção dos visitantes; a cidade está cercada de manifestações culturais por todos os lados. Isso pode ser visto no animado Carnaval de rua, no artesanato regional, além do frevo e do maracatu - dois ícones da identidade pernambucana. É no Instituto Ricardo Brennand que o turista tem a oportunidade de conhecer um pouco da história da cidade por meio de objetos e obras de artes do período colonial. O lugar ainda abriga eventos e exposições temporárias, além da maior coleção de armas brancas do mundo. De lá, a dica é ir até a Oficina Brennand e admirar as obras originais de Francisco Brennand, um dos principais artistas ceramistas de Pernambuco.
Para quem não dispensa ficar longe do mar, a Praia de Boa Viagem é uma ótima pedida. Com 7 km de extensão, a faixa litorânea concentra boa parte dos hotéis da cidade, além de oferecer diversas opções de lazer e gastronômicas. Além das belíssimas praias, o Recife é recortado por rios, mangues e canais que, junto com as pontes que ligam os bairros, lhe conferiram o apelido de “Veneza Brasileira”.
Copa do Mundo 2014
Na Copa do Mundo, a moderna Arena Pernambuco receberá uma partida das oitavas de final (29 de junho, às 17h) e quatro jogos válidos pela primeira fase: Costa do Marfim x Japão (14 de junho, às 19), Costa Rica x Itália (20 de junho, às 13h), Croácia x México (23 de junho, às 17h) e Alemanha x Estados Unidos (26 de junho, às 13h).
Vai visitar Recife durante os jogos da Copa do Mundo? Então não deixe de conhecer a seguir alguns dos pontos turísticos imperdíveis na capital pernambucana

Arena Pernambuco
Localizada na cidade de São Lourenço da Mata, na região metropolitana do Recife, a Arena Pernambuco foi construída do zero sob padrões intenacionais e perfil multiuso. Com capacidade para 46 mil torcedores, o estádio se destaca por sua acústica diferenciada e grande proximidade entre o público e o campo – proporcionando muito mais emoção ao espectador. 
Na Copa do Mundo, a Arena Pernambuco receberá uma partida das oitavas de final (29 de junho, às 17h) e quatro jogos válidos pela primeira fase: Costa do Marfim x Japão (14 de junho, às 19), Costa Rica x Itália (20 de junho, às 13h), Croácia x México (23 de junho, às 17h) e Alemanha x Estados Unidos (26 de junho, às 13h).

Recife Antigo
Ponto de partida para quem quer conhecer a capital pernambucana, o Recife Antigo reúne uma infinidade de atrações imperdíveis. Começando pelo Marco Zero, o local onde nasceu a cidade, o turista pode percorrer a região a pé e conhecer lugares como a Rua do Bom Jesus, que concentra um belíssimo casario colonial, galerias de arte, a Sinagoga Kahal Zur Israel (a primeira das Américas), a Embaixada dos Bonecos Gigantes e uma feirinha de artesanato que acontece todos os domingos.
O tour pela região deve incluir ainda o Observatório Cultural Torre Malakoff, o Cine-Teatro Apolo, Centro Cultural dos Correios, Instituto Cultural Bandepe e o novíssimo Paço do Frevo, um espaço criado para perpetuar a riqueza de um dos principais ícones da identidade pernambucana.

Praia de Boa Viagem
Com 7 km de extensão, a Praia de Boa Viagem é uma das mais famosas praias urbanas do país e destino da maioria dos turistas que chegam à capital pernambucana. Além da concentração de hotéis, o bairro conta com muitas opções de lazer e uma orla movimentada, com diversas atrações culturais, esportivas e gastronômicas. Quando a maré baixa, é possível ver a formação de piscinas naturais e a longa faixa de arrecifes que deu origem ao nome da cidade.

Instituto Ricardo Brennand
Grande colecionador de obras de arte, o pernambucano Ricardo Brennand resolveu fundar, em 2002, um instituto para abrigar uma coleção que abrange as mais diferentes procedências e épocas. Com áreas verdes e construções em estilo medieval, o lugar tem três edifícios principais: a Pinacoteca, com obras do período colonial e Brasil Holandês, uma galeria para eventos e exposições temporárias e o Museu de Armas Castelo São João, que conta com um dos maiores acervos de armas brancas do mundo - incluindo punhais, estiletes, espadas, clavas, maças e alabardas do século 15 aos dias de hoje.


Complexo Cultural do Pátio de São Pedro
Situado na área central da cidade, no bairro de São José, o Pátio de São Pedro é um espaço tombado como Patrimônio Histórico Cultural e rodeado por casas coloniais preservadas e pela Concatedral de São Pedro dos Clérigos. A construção católica foi erguida em 1972 e sua fachada reproduz o Santuário de Santa Maria Maior de Roma, na Itália.
Além de receber diversos shows e eventos, o Pátio conta com bares, restaurantes e diversos equipamentos culturais como o Museu de Arte Popular, Memorial Luiz Gonzaga, Memorial Chico Science, Centro de Formação, Pesquisa e Memória Casa do Carnaval, Mamam no Pátio, Centro de Formação em Artes Visuais, Centro de Design do Recife e o Núcleo de Cultura Afro.

Oficina Brennand
Situada dentro de uma antiga fábrica de cerâmica, a Oficina Brennand é um espaço original dedicado às obras de um dos principais artistas plásticos de Pernambuco, Francisco Brennand. O acervo conta com mais de duas mil peças que, ligadas ao paisagismo e à arquitetura peculiar do local, transmitem ao visitante temas polêmicos como sexo, religião e morte. Ao livre ficam esculturas grandiosas, enquanto no interior o artista ceramista expõe objetos menores como pratos, bules, copos e travessas.

Parque das Esculturas
Inaugurado no ano 2000 como marco comemorativo dos 500 anos do Brasil, o Parque das Esculturas é mais um espaço dedicado às obras do artista Francisco Brennand. São cerca de 90 esculturas a céu aberto, com destaque para a Coluna de Cristal (na foto) com 32 metros de altura. A travessia desde o Marco Zero até o parque funciona diariamente, das 7h às 17h, por meio dos barcos de pescadores locais. A visitação é gratuita e o transporte custa, em média, R$ 5. 

Praça da República
Situada no encontro dos rios Capibaribe e Beberibe, a Praça da República concentra importantes construções históricas da capital pernambucana: o Palácio do Campo das Princesas (sede do governo estadual), Palácio da Justiça, Liceu de Artes e Ofícios de Pernambuco e o Teatro Santa Isabel (na foto), o primeiro teatro público da cidade. Uma curiosidade é que na praça encontra-se um baobá secular que teria servido de inspiração para o autor Antoine de Saint-Exupéry descrever a árvore no livro “O Pequeno Príncipe”.

Mercado de São José
Inaugurado em 1875, o Mercado de São José foi o primeiro mercado público do país e o primeiro edifício pré-fabricado em ferro. O local conta com 545 boxes vendendo produtos típicos da região, artesanato, temperos, frutas, verduras e iguarias nordestinas. O mercado também é o mais tradicional ponto de venda de pescado na cidade. Vale uma visita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário